Sou de Cristo

sábado, 18 de dezembro de 2010

A Possivel Religiao Mundial: ECUMENISMO



Ecumenismo Religioso é a tentativa de aproximar as grandes e diferentes religiões do mundo. Essa aproximação vai desde cooperação em missões e ação social e política, até união e fusão de credos. A iniciativa tem sido principalmente de órgãos protestantes. O maior deles é o Concílio Mundial de Igrejas (CMI).A filosofia que permite o CMI fazer esta tentativa é o pluralismo. Como o nome já indica, essa filosofia defende a pluralidade da verdade, ou seja, que não existe uma verdade absoluta, mas sim verdades diferentes para cada pessoa. Esse conceito é ambíguo, mas definitivamente já faz parte integrante da nossa cultura presente. Ele acredita que seja possível o relacionamento de pessoas com crenças e ideologias diferentes, sem que um tenha de sujeitar suas convicções ao domínio do outro. Para eles, a idéia de converter alguém às suas próprias convicções é politicamente incorreta. A chave está na valorização da negociação e da cooperação em lugar de se tentar provar que se está certo ou errado.O pluralismo religioso, por sua vez, prega o abandono da "arrogância" teológica do cristianismo, nega que exista verdade religiosa absoluta, e exalta a experiência religiosa individual como critério último para cada um. Em suas concicções, a idéia de cristãos tentarem converter pessoas de outra fé ao cristianismo é absurda. O tema da salvação em outras religiões foi discutido na Assembléia Geral do Concílio Mundial de Igrejas. O relatório apresentado trouxe debate considerável. As conversas se arrastam sem produzir qualquer progresso claro.Uma consulta teológica sobre a salvação na Suíça patrocinada pelo CMI, composta por 25 teólogos, trouxe as seguintes conclusões:1) Através da história, pessoas tem encontrado a Deus no contexto de várias religiões e culturas diferentes.2) Todas as tradições religiosas são ambíguas (inclusive o cristianismo), isto é, uma combinação do que é bom e do que é ruim.3) É necessário progredir além de uma teologia que confina a salvação a um compromisso pessoal explícito com Jesus Cristo.Em algumas denominações o pluralismo tem sido proposto como filosofia oficial, como na Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos.É o sonho de uma única religião mundial tomando forma.Ecumenismo Cristão: Este tipo de ecumenismo tenta a aproximação entre os grandes ramos da cristandade, ou seja, a Igreja Católica, a Igreja protestante, e a Ortodoxa, e entre os diversos ramos protestantes entre si. Algum progresso existe. A liderança da Igreja Episcopal e da Igreja luterana Evangélica na América concordou, depois de duas décadas de negociar, darem comunhão entre si, reconhecer os cleros e ordenar bispos em conjunto. Cada grupo retém sua autonomia. A liderança de oito denominações protestantes alcançaram acordo preliminar sobre as suas igrejas, formando uma "comunhão de convenção" na qual cada denominação iria, embora ainda autônoma, aceitar os ministros e sacramentos dos outros.Os católicos romanos continuam dialogando bilateralmente com luterano, líderes da igreja Anglicana, e Ortodoxos em um esforço para achar solo teológico comum. Até mesmo algumas igrejas Pentecostal que tendem a ser anti-ecumênico parecem propensas para relações mais abertas. A Igreja Cristã (os Discípulos de Cristo, denominação americana com mais de 1 milhão) entrou para a história ecumênica de protestantes e católicos em sua Assembléia Geral elegendo Monsenhor Philip Morris, padre católico romano, como membro votante da sua Comissão Executiva.Ecumenismo Evangélico: É a tentativa de aproximação entre igrejas evangélicas, a nível de cooperação em atividades evangelísticas e sócio-políticas, e mesmo de fusão organizacional. Por exemplo, a cooperação interdenominacional de igrejas e ministros--muitos dos quais não estariam interessados no ecumenismo cristão ou religioso -- que se unem para patrocinar uma cruzada de Billy Graham. Vale lembrar que o número de denominações diferentes chegou a 22.000 em 1985 e continua crescendo. Só em São Paulo surge um novo templo evangélico a cada dois diasMuitas igrejas conservadoras permanecem opostas a esforços ecumênicos por causa da teologia liberal e da agenda de trabalho políticos dos conselhos nacionais e mundiais que geralmente estão por detrás destes esforços. E uma razão ainda maior, é porque a verdade não deve ser sacrificada no altar da unidade eclesiástica.
Fonte: http://www.youtube.com/user/AtalaiaCristao

Veja tambem: http://ismaelmoura.blogspot.com/2010/12/triste-ida-de-ludmila-ferber-ao-faustao.html / http://www.youtube.com/watch?v=9o4EOiid_4o / http://www.youtube.com/watch?v=9HPi72yE2Qg / http://www.youtube.com/watch?v=R9ICJ6Oy_Q4&feature=related / http://www.youtube.com/watch?v=OtDIM7rWLvk&feature=related

sábado, 11 de dezembro de 2010

Para Os Ateus 11


http://www.youtube.com/user/TheRenascidodascinza

A PROPAGAÇÃO DA ATEÍSMO NO MUNDO
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus" (Salmo 14:1. ARC). O ateísmo é hoje uma realidade no mundo. Nenhum evangélico deve ignorar ou ficar indiferente diante deste fato. Existe um movimento de negação formal da existência de Deus, e é grande o número de pessoas que têm-se deixado influenciar pela atitude dos que afirmam não acreditar na existência de um Deus Criador do Universo, cujo Filho deu sua vida para salvar a humanidade. Porém, desde já devemos reconhecer que o ateísmo, seja qual for a forma como ele se apresente, é uma violência que o homem pratica contra sua própria consciência, é uma tentativa de anulação e desconhecimento de todas as provas da existência de Deus produzidas ao longo de toda a história humana.
Além do mais, sabe-se que até hoje nenhum ateu fez uma demonstração racional que justificasse a "lógica" do seu ateísmo. "O primeiro ateu deve ter sido um delinqüente que procurava, negando a Deus, livrar-se da única testemunha da qual ele não podia ocultar seu crime", observou certa vez, com muita propriedade, o escritor italiano Giovani Papine. O ateísmo tem-se constituído também em um princípio de dúvidas para as pessoas que só acreditam que Deus existe baseadas nas clássicas demonstrações de sua existência, mas ainda não foram introduzidas, pelo Sumo Sacerdote e Salvador da humanidade, Jesus Cristo, no "Santo dos Santos, onde Deus habita". Vejamos como e através de quem o movimento ateísta popularizou-se no mundo moderno.

O ATEÍSMO, DA ANTIGUIDADE AOS NOSSOS DIAS
No primeiro capítulo deste livro, vimos que jamais foram encontrados povos ateus. Contudo, se examinarmos o pensamento dos grandes homens da Antigüidade, descobriremos certas posições isoladas de filósofos que afirmavam não acreditar na existência de Deus. Porém, devemos atentar para um aspecto importante do ateísmo. Quando o ateu diz: "Deus não existe", a que Deus ele estará negando? Ao verdadeiro Deus? Ele nega a existência de Deus, seja qual for o modo como imagina-se que Deus seja, ou nega a existência de um deus imaginado de uma certa maneira?
O escritor francês Jean Claude Barreau conta uma experiência vivida por ele no período em que negar a existência de Deus era moda na França, em decorrência da propagação da filosofia existencialista: "Naquela época estavam representando no teatro a peça 'O Diabo e o Bom Deus', de Jean Paul Sartre, peça que causava horror aos meus companheiros de fé. Fui assisti-la e ela nem me atingiu. Era Baal, era Moloc que Sartre denunciava. Não era meu Deus. Eu abominava o deus de Goetz (um dos personagens da peça) tanto quanto Sartre."
E é Jean Claude que nos fornece a frase ideal para ser usada como resposta a esses ateus equivocados: "Isto que você recusa eu também não aceito, porque nada tem a ver com o Deus dos Evangelhos." "Um dia o semblante do Deus dos Evangelhos me fascinou. E este semblante que vi é bem distinto das idéias de Deus que muitas pessoas têm em mente. Este retrato de Deus vai muito além das definições dogmáticas."
Alguns homens da Antigüidade, ao se posicionarem como ateus, nem sempre estavam negando a existência do verdadeiro Deus, e sim dos "deuses", por não concordarem com o politeísmo existente em seus países. Foi o caso dos filósofos gregos Anaxágoras e Sócrates. Este último chegou, inclusive, a ser julgado e condenado à morte sob a acusação de estar corrompendo a juventude com idéias ímpias. Ou seja: Sócrates estava levando os jovens a não acreditarem na existência dos deuses em que o povo grego acreditava, os mesmos deuses a quem Paulo se referiu no seu discurso no Areópago (Atos 17:22-25).
Ora, já naquela época, o célebre filósofo grego Platão (427-348 a.C), discípulo de Sócrates, havia criticado a posição ateística, dirigindo energicamente suas sábias palavras a um ateu:
Nem tu, nem teus companheiros sois os primeiros nem os únicos que tendes semelhante opinião da Divindade, mas em todos os tempos, ou mais, ou menos, sempre houve quem estivesse afetado dessa enfermidade. Travei conhecimento com muitos deles, e por isso vos digo que nenhum dos que na sua mocidade negou a existência de Deus manteve semelhante opinião até a velhice. Aconselho-te, pois, agora, a não ousares cometer algum ato impiedoso contra a Divindade. Antes de proferires uma palavra contra Deus, medita três e dez vezes; porque chegará o dia (e chegará breve) em que o escárnio expirará em teus lábios trêmulos; virá o dia em que precisarás de Deus e da sua eterna verdade para a tua alma aflita, vazia e trespassada pela dor.
Porém, o filósofo grego Epicuro e o poeta latino Lucrécio (c. 99-55 a.C.) continuaram o trabalho de propagação das idéias ateístas: afirmaram que tudo se origina da matéria existente no Universo. Para eles o Universo sempre existiu, nunca foi criado. No seu famoso poema materialista De Rerum Natura (Da Natureza), Lucrécio diz que nem Deus nem os deuses existem. O mundo surgiu da união dos átomos. Mas se alguém lhe perguntasse quem ou o que teria levado esses átomos a se unirem para formar o mundo, Lucrécio responderia: "Foi o acaso". O interessante é que o próprio escritor comunista francês Anatole France, após concluir ser absurdo tentar explicar a existência do mundo como produto do acaso, comentou certa vez: "Acaso é, talvez, o pseudônimo de Deus quando não desejava assinar o nome".

OS JOVENS SOB O PERIGO DO MATERIALISMO
As idéias dos filósofos ateus da Antigüidade influenciaram a maioria dos pensadores franceses do século XVIII, e na segunda metade do século XIX, uma perigosa onda de materialismo avançou pelas praias da filosofia e da ciência, e afogou muitos no mar do ateísmo, alcançando seus maiores efeitos no meio da mocidade estudiosa. Dois escritores alemães, Buchner e Ernesto Haeckel, foram especialmente usados pelas forças invisíveis das trevas que atuam no mundo, para semear a dúvida no coração dos estudantes europeus, e levá-los a desacreditar da Bíblia. Buchner escreveu o livro Força e Matéria, publicado em 1855. Traduzido em dezenas de idiomas, essa obra chegou a ser lida por quase todos os jovens estudantes americanos e europeus daquela época.
Os Enigmas do Universo foi o título que Ernesto Haeckel deu ao seu livro, lançado na Alemanha em 1863. Só em alemão essa obra alcançou mais de 200 edições, sendo traduzida em todos os idiomas cultos da época. Esses dois livros foram a grande preparação para o ateísmo que surgiria como base do regime político adotado na Rússia no início do século seguinte. Procurando dar para todos os fenômenos da Natureza uma explicação materialista, apresentando soluções enganosas em nome da ciência (da falsa ciência, diga-se de passagem), Haeckel conquistou a simpatia ingênua da mocidade, proporcionando-lhe a ilusória satisfação de estar explicando os segredos do universo sem necessitar de, em nenhum momento, recorrer a Deus.
Porém, décadas depois, as afirmações desse escritor foram desmentidas pela própria ciência, e Haeckel ficou conhecido nos meios científicos como um falsário. Mas ele foi muito lido e admirado também pelos estudantes do Brasil.
Recapitulemos: para os materialistas, tudo é matéria (não existe um mundo espiritual, não existe Deus), e tudo volta para a matéria eterna. Viemos do nada e entraremos no nada pela morte. Não há outra vida além desta, dizem eles. Soberbos, e achando que os conhecimentos científicos que possuem os tor-nam donos da verdade, os materialistas afirmam que os "homens cultos" já não acreditam hoje "nessas tolices de Céu e de Inferno". A única coisa em que crêem é na religião da ciência. Para eles o mundo surgiu sem a participação de Deus, desenvolveu-se sem Deus e há de chegar à sua perfeição sem Deus.
Antigamente os intelectuais que negavam a existência de Deus eram olhados como alguém à parte da sociedade. O ateísmo era visto como uma atitude hiperintelectual, aristocrática, e por isso desprezada pelo povo. Porém, no século XX essa situação mudou. Foi a grande estratégia de Satanás! O ateísmo deixou de ser aristocrático para se tornar popular. Saiu do domínio intelectual e passou a influenciar a existência de milhões de pessoas. Diante de problemas como a fome, a guerra e as injustiças, muita gente tem rejeitado Deus como alguém necessário para a solução desses problemas, e até mesmo se negado a crer que ele exista.

O ATEÍSMO NA UNIÃO SOVIÉTICA
Apoderando-se, em outubro de 1917, do governo da antiga Rússia dos tzares, o Partido Comunista liderado porVladimir Ilitch Ulianov (1870-1924), conhecido como Lênin, colocou em prática as idéias dos filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), e passou a controlar o regime e a situação no país pelo uso da violência, caracterizando-se também pela intolerância religiosa. Conta-se que o pai de Lênin, Ilia Nikolaievitsch Oulianof, acreditava na existência de Deus e se comprazia em recitar as seguintes palavras do escritor Nekrassof:"Apareceu-me sobre a colina a casa de Deus, e senti, de repente, uma pureza de fé destilar-se da alma como um perfume.'
Mas Lênin confessava-se ateu desde a sua juventude. O escritor Dostoievski comentara tempos atrás sobre o quanto era fácil os seus compatriotas russos tornarem-se ateus! "E mais fácil que a qualquer outro habitante do globo! E os nossos não se tornam apenas ateus: crêem no ateísmo como se fosse uma nova religião, sem notarem que é crer no nada." Vários anos antes da implantação do regime socialista na Rússia, Ivan Fedorovitch (um dos personagens do romance Os Irmãos Karamazov, escrito por Dostoievski) comentara:
Segundo o meu parecer, não se deve destruir nada, senão a idéia de Deus no espírito do homem: é por aí que se tem de começar. Logo que toda a humanidade tiver chegado a negar a Deus (e creio que a época do ateísmo universal chegará, como uma época geológica), desaparecerão os antigos sistemas e sobretudo a antiga moral. Os homens reunir-se-ão para pedir à vida tudo o que ela pode dar, mas somente e absolutamente a esta vida presente e terrestre. O espírito humano crescerá, elevar-se-á a um orgulho satânico, e serão os tempos do deus-humanidade.

ATEUS RECONHECEM A EXISTÊNCIA DE DEUS
Porém, apesar de todas as posições radicais, conta-se que durante a revolução russa, quando a cidade de Petersburg foi rodeada pelo general Kornilov e suas tropas anti-comunistas, Lenin repetiu várias vezes, durante um discurso, a expressão: "Dai Boje", que significa: "Permita Deus escaparmos.' Vários outros episódios envolvendo autoridades comunistas da Rússia mostram que o povo russo é tão desejoso de Deus quanto qualquer outro povo sobre a face da Terra. Antes da invasão russa do Norte da África, o próprio Stalin disse várias vezes: "Que Deus nos dê êxito na operação Torch." Costumava dizer também que "o passado pertence a Deus".
O Ministro do Interior dos Negócios Soviéticos, Iagoda, ao saber que fora condenado à morte por Stalin, disse: "Deve existir um Deus, porque meus pecados me alcançaram." No seu leito de morte, o presidente da Liga dos Ateus na Rússia, Iaroslavski, pediu insistentemente a Stalin: "Queima todos os meus livros! Veja, ele está aqui! Ele esperou-me. Queima todos os meus livros!"
Atacando inicialmente o catolicismo soviético, o Partido Comunista concentrou depois sua campanha ateísta contra toda e qualquer manifestação religiosa dentro do território russo. O objetivo principal era esmagar de uma vez por todas a idéia da existência de Deus, arrancar a fé em Deus do coração do povo como quem extirpa um tumor maligno, e bani-la para sempre da Rússia e dos demais países comunistas. As seguintes palavras, escritas em 1993 por um membro do partido dos ateus militantes, mostram bem a que grau havia chegado a perseguição religiosa naquele país:
Devemos agir de maneira que cada golpe vibrado contra o clero ataque a religião em geral... Ainda os mais cegos vêem até que ponto se torna indispensável a luta decisiva contra o eclesiástico, quer se chame pastor, abade, rabino, patriarca, mula ou papa; essa luta deve desenvolver-se também e inelutavelmente contra Deus, quer se chame Jeová, Jesus, Buda ou Alá.
Tendo sido definida pelo filósofo Karl Marx como o ópio do povo, a religião teve entre os comunistas os seus dias contados. O escritor evangélico russo Richard Wurmbrand, no seu livro A Resposta à Bíblia de Moscou, fez sobre isso o seguinte comentário:
Em setembro de 1932, uma revista de Moscou, Molodaia Guardiã (Vanguarda Jovem) anunciou que, de acordo com o plano ateístico de cinco anos, até 1937 toda manifestação religiosa deveria ser definitivamente destruída e a Palavra de Deus silenciada para sempre. Isto porém não aconteceu. O cristianismo está prosperando em muitos países comunistas, mesmo sob interdição e ameaça de perseguição. Por quê?
Todavia, e para alegria da comunidade evangélica mundial, o problema do ateísmo na Rússia sofreu impactantes mudanças após a queda do muro de Berlim e a fragmentação da antiga União Soviética. Fortíssimos ventos anunciadores da verdade bíblica e proclamadores da existência de Deus têm penetrado pelos rasgões existentes na chamada Cortina de Ferro. Agora a existência de Deus passou a ser assunto do dia-a-dia em milhares de lares russos.

UMA VIDA SEM ESPERÂNÇA EM OUTRA VIDA
Não há situação mais triste, mais digna de compaixão do que a de uma pessoa que vive tão-somente o hoje, o agora, levando dentro de si a convicção do aniquilamento total após a morte. Há — somos forçados a reconhecer — uma grandeza tragicamente sinistra neste avançar do ateu fria e conscientemente para o Nada. Enquanto a morte daquele que aceitou a Cristo como seu Salvador e lhe foi fiel é iluminada pela esperança da vida eterna e da ressurreição final, bem diferente é a morte do ateu, do "herói vermelho" que morre sem nenhuma esperança no Amanhã. O filósofo inglês Bertrand Russel, confessadamente ateu, no seu livro Porque não Sou Cristão, traçou, com as seguintes palavras, o perfil psicológico de centenas de milhões de pessoas que, como ele (Russel já faleceu), tentam parecer serenas, conformadas e felizes ao marcharem para a morte, convictas de que ela as aniquilará totalmente:
Acredito que, quando morrer, apodrecerei, e que nada do meu eu sobreviverá. Não sou jovem e amo a vida. Mas desdenharei tremer de terror ante a idéia do aniquilamento. A felicidade não é menos felicidade nem menos verdadeira por ter de chegar a um fim; tampouco o pensamento e o amor perdem o seu valor por não serem eternos.
Mais amargo, trágico e dolorosamente nítido foi o autoperfil ateísta-materialista traçado pelo poeta brasileiro Manuel Bandeira no poema A Morte Absoluta:
Morrer. Morrer de corpo e de alma.
Completamente. Morrer sem deixar o triste despojo da carne,
A exangue máscara de cera,
Cercada de flores,
Que apodrecerão — felizes! — num dia,
Banhadas de lágrimas
Nascidas menos da saudade do que do espanto da morte.
Morrer sem deixar porventura uma alma errante...
A caminho do céu?
Mas que céu poderá satisfazer teu sonho de céu?
Morrer sem deixar um sulco, um risco, uma sombra,
A lembrança de uma sombra
Em nenhum coração, em nenhum pensamento,
Em nenhuma epiderme.
Morrer tão completamente
Que um dia ao lerem o teu nome num papel
Perguntem: "Quem foi?..."
Morrer mais completamente ainda
— Sem deixar sequer esse nome.

E AGORA, DRUMMOND?
E por falar em poeta, Carlos Drummond de Andrade, o maior poeta brasileiro de todos os tempos, partiu para a eternidade sem crer na existência de Deus. E toda a sua poesia se ressentiu desse seu posicionamento. (Acreditamos que um rápido estudo do perfil literário-filosófico de Drummond — um dos maiores expoentes da cultura moderna na América Latina — fornecerá elementos aos estudiosos do comportamento religioso da maio¬ria dos intelectuais latino-americanos).
Tendo nascido no início deste século (1902) em uma das muitas cidades mineiras enraizadas no catolicismo, o menino Drummond estudou em estabelecimentos de ensino dirigidos por padres, mas sua obra revela que esse seu contato com pedagogos e sacerdotes católicos não lhe proporcionou respostas para as futuras perguntas que o jovem poeta faria, e não o aproximou de Deus.
Entre os temas que alicerçam o imenso edifício poético deixado por ele — a vida, o amor, a morte, o homem perdido nas grandes cidades, sua infância em Minas, a angústia, o eterno adeus de parentes e amigos, sua luta com as palavras, o difícil ofício de existir —, nota-se a ausência de temas ligados à alma, à vida eterna, a Deus. Certa vez, durante uma entrevista, Drummond definiu sua posição diante desses assuntos:
Eu tenho um pensamento tranqüilo a respeito das coisas sobrenaturais. Eu sou — parece pretensioso — agnóstico, aquela pessoa que não tem argumento nem para negar Deus nem para crer. Não é posição de mineiro, é visão filosófica antiqüíssima. Como não consegui achar uma solução para este problema, para que me atazanar com isto?

VIVER POR TEIMOSIA
Mas esse aparente desdém, esse dar de ombros, essa suposta indiferença com relação a Deus tinha raízes que se lançavam no poço de Mara (de águas amargosas — Êxodo 15:23) de onde fluiu o tom de resignação e amargura que revestiu grande parte dos poemas produzidos por ele em sua maturidade e velhice. Já no seu primeiro livro, publicado em 1930, Drummond, jovem de 28 anos, mostrava o que tinha sido sua vida até ali: uma tentativa de mostrar-se superior às vicissitudes existenciais. Mas o jovem poeta não pôde esconder o sentimento de orfandade e vazio que ia dentro de sua alma, e acusou Deus de o ter abandonado:
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, porque me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco?
O gradativo distanciamento da grande questão que divide a humanidade e define o nosso destino eterno — a crença ou descrença na existência de Deus — foi delineando pouco a pouco o rumo que tomou a poesia do autor de Sentimento do Mundo: Uma poesia de resignação e lucidez, de análise terrivelmente amarga, existencialista (o mais genuíno existencialismo à Jean Paul Sartre) da condição humana. Para Drummond, o homem é um ser órfão, entregue à sua própria sorte, e terá que viver por imposição ou teimosia: O amor não nos explica. E nada basta,
nada é de natureza assim tão casta
que não macule ou perca a sua essência
ao contato furioso da existência.
Nem existir é mais que um exercício
de pesquisar da vida um vago indício,
a provar a nós mesmos que, vivendo,
estamos para doer, estamos doendo.
(O Relógio do Rosário, 1951)

JOSÉ É QUALQUER HOMEM DO MUNDO
Um dos pontos mais altos na poesia de Drummond é o poema José: E agora, José?
A festa acabou
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
"E agora José" tornou-se a frase conotativa da situação de perplexidade e desespero em que subitamente mergulham os seres humanos que jamais tiveram um encontro pessoal de salvação com Aquele que disse: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).
Além de ter sido um dos quatro maiores poetas da América Latina (só o nicaragüense Rubem Dario, o chileno Pablo Neruda e o argentino Jorge Luis Borges tiveram envergadura literária tão grande como a sua), Drummond tornou-se o grande analista do ser humano que dispõe de inúmeros recursos modernos, mas de repente percebe que isto de nada lhe vale quando vem a angústia, quando, mesmo vivendo em uma cidade superpopulosa, a solidão e a tristeza são suas companheiras de sempre. José é o próprio Drummond, são todos os homens sem Jesus e esperança de salvação, perdidos nas pequenas e grandes cidades, distantes da graça de Deus:
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?
(José, 1942)
O poeta cresceu na sua poesia, ampliou seu horizonte temático, universalizou-se, mas sempre procurou manter-se afastado daquele que seria o Caminho, a Solução, a Porta de salvação para o seu José e para ele mesmo, Drummond: Jesus! Entre o poeta e Deus havia uma pedra no meio do caminho. Mas não foi Deus quem colocou essa pedra. Foi o próprio Drummond. E ele fazia questão de frisar que tudo estava muito bem assim:
Sinceramente, sou uma pessoa terrivelmente corajosa, porque não espero nada de coisa nenhuma. Não tenho religião, não tenho partido político. Vivo em paz com meu critério moral. Vivo em paz com a minha consciência.

SERENAMENTE FIEL A SUA INCREDULIDADE
Ao declarar isto à imprensa, já com 80 anos de idade, Drummond mostrou que durante todos aqueles anos permanecera o mesmo poeta que escrevera o poema Coisa Miserável, em 1934. Sua opinião sobre Deus permanecera a mesma:
Coisa miserável,
suspiro de angústia
enchendo o espaço,
vontade de chorar,
coisa miserável,
miserável. Senhor, piedade de mim,
olhos misericordiosos
pousando nos meus,
braços divinos cingindo meu peito,
coisa miserável no pó sem consolo,
consolai-me. Mas de nada vale gemer ou chorar,
de nada vale
erguer mãos e olhos
para um céu tão longe,
para um deus tão longe
ou, quem sabe?, para um céu vazio.
E melhor sorrir
(sorrir gravemente)
e ficar calado
e ficar fechado
entre duas paredes,
sem a mais leve cólera
ou humilhação.
No Poema da Necessidade (1940), Drummond reconhece: E preciso crer em Deus, mas resolveu manter-se fiel ao seu posicionamento agnóstico, ao seu triste estado de orfandade e resignação. Órfão de Deus, em toda a sua plenitude:
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Por que o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
Es todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
preferiram (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
(Os ombros suportam o mundo, 1940)

O POETA DIANTE DA MORTE
Drummond jamais aceitou o fato de sua filha, Maria Julieta, ter morrido antes dele. Achou que isso fora uma injustiça. Amava profundamente a filha — esse amor, a simples existência desse amor foi, durante todo o tempo, uma eloqüente prova da existência de Deus; mas essa prova resultou inútil ao coração do poeta —, e logo após o sepultamento de Maria Julieta, Drummond pediu à cardiologista que o tratava que lhe receitasse "um enfarte fulminante". Anos antes, eleja definira sua atitude diante da morte:
Aceito a idéia da morte. Como não tenho religião, não vou pedir a Deus para prolongar a minha vida, para me dar uma morte serena. Aceito a minha sorte. Não adiantaria ficar choramingando quero viver, quero viver. Só quero morrer tranqüilo comigo mesmo. Eu me desejo uma boa morte.
E foi em um completo estado de rejeição a Deus que o poeta partiu para a eternidade. Teve Drummond uma boa morte?

O ATEÍSMO NA FILOSOFIA EXISTÊNCIALISTA
Desde os tempos do filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662): "O homem está condenado a fugir de si mesmo, porque assim escapa da miséria e do pensamento da morte", dizia Pascal —, um fluxo de pensamento carregado de pessimismo quanto à condição do ser humano no mundo e diante da vida passou a influenciar a humanidade. Eram as primeiras manifestações da filosofia existencialista, que teve como fundador o filósofo e escritor dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855). Tanto Pascal como Kierkegaard (este último, filho de pais luteranos) acreditavam na existência de Deus, e até se confessavam cristãos. Daí o motivo de distinguir-se hoje duas correntes na filosofia existencialista: o existencialismo cristão e o existencialismo ateu, cujo principal representante é o filosofo francêsJean Paul Sartre (1905-1980). Enquanto em suas profundas análises da angústia, da solidão e do destino, Kierkegaard coloca o homem diante de Deus e da eternidade, Sartre diz que o homem é "uma paixão inútil", está entregue à sua própria sorte, e é o único responsável pelo seu destino. "O homem será aquilo que ele houver resolvido ser", dizia Sartre.
Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o existencialismo encontrou terreno fértil e propagou-se entre as pessoas desesperançadas e inimigas de Deus. Como campeão do ateísmo, Sartre foi o grande responsável por essa propagação. Para constatar isso, basta ler sua obra filosófica e literária, toda ela dirigida contra Deus. Os existencialistas afirmam que o homem está no mundo para nada. E um ser estupidamente destinado à morte, "uma paixão inútil", segundo a conhecida frase de Sartre. Eles não admitem sequer falar no nome de Deus, e não se ocupam em negá-lo de forma expressa; simplesmente o ignoram.
O existencialismo é, portanto, a mais radical posição de ateísmo existente atualmente no mundo, pois afirma que o homem está no mundo inutilmente, independente de tudo o que consiga realizar. Ele é incapaz de saber qual foi sua verdadeira origem, mas assim mesmo insiste em existir sem finalidade alguma, levando dentro de si o selo de uma maldição: o nada para onde voltará.

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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lutemos Pela Liberdade Religiosa ou Deixemos Instaurar a Ditadura Homossexua No Brasil?



http://www.youtube.com/user/jbolsonaro

O Deputado Federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) fez um importante alerta à nação sobre o material que o Governo Federal está produzindo para distribuição em escolas. Trata-se de um kit que incentiva o homossexualismo entre crianças de 7 à 12 anos de idade.
Assista o pronunciamento do Bolsonaro na Câmara de Deputados:
Ou os defensores da família, da religião e dos bons costumes se posicionam firmemente contra essa onda pró-homossexual do governo Lula, ou em pouco tempo nossa nação será uma nova Sodoma.
Se você é pai, mãe, professor, pastor, sacerdote ou simplesmente um cidadão de bem, é hora de agir. Faça mobilizações, abaixo-assinados, procure um promotor público, entre em contato com seus representantes nas Câmaras e no Senado, alerte e instrua sua igreja, divulgue em seu blog, envie por email para seus amigos, enfim, não fique de braços cruzados vendo os valores cristãos sendo jogados no lixo.
Ore, e ore muito, mas também aja! Se você é cristão, não fuja de sua responsabilidade social e política. Você também é responsável por esta nação.

http://internautascristaos.blogspot.com/

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Novamente o movimento gay e seus serviçais políticos tentam aprovar, de maneira desonesta e contra a vontade do povo brasileiro, o PLC 122/06 (lei da mordaça gay). A tramóia gayzista está programada para este início de dezembro.
Cristãos e todas as pessoas que prezam a liberdade de religião, expressão e escolha devem escrever e telefonar para os parlamentares, manifestando-se CONTRA esse projeto de lei que, com a desculpa de combater a "homofobia", busca impor censura e perseguição, transformando em crime qualquer posicionamento que desagrade aos homossexuais.
Leia, abaixo, mensagem da Dra. Rozangela Justino, da ABRACEH, sobre o caso. Além de alertar sobre a ameaça, ela lembra a alguns políticos evangélicos, que tanto se empenham em apoiar o PT (principal partido que defende o PL 122/06 e outros projetos gayzistas) que tenham o mesmo empenho em defender os direitos dos cristãos e do povo brasileiro em geral.
5.12.10
URGENTE: PLC 122/2006, às PORTAS DA APROVAÇÃO, AINDA em 2010!
Precisamos acionar Senadores e Deputados Federais, especialmente os que apóiam(ram) abertamente o presidente LULA e a campanha da Presidenta Dilma: os Exmos. Srs. Senadores Marcelo Crivella, Magno Malta, Deputados Rodovalho e Manoel Ferreira, e outros.
Devemos dizer para os nossos nobres parlamentares que contamos com o mesmo empenho que tiveram junto as suas comunidades ao direcionar os votos em apoio a campanha da Presidenta Dilma, e que agora empreguem todas as suas energias em direção à não aprovação de Leis que prejudicam a sociedade e a igreja cristã.
Sites por onde poderão ser enviadas mensagens para os senadores e deputados do seu Estado e o telefone gratuito:
http://www.senado.gov.br/ – alô senado: 0800 612 211
http://www.camara.gov.br/ – disque câmara: 0800 619 619
O PLC 122/2006, foi aprovado, primeiramente, na Câmara dos Deputados e está no Senado, onde poderá ser aprovado, ainda este ano, nas duas casas. O único Deputado na casa a dar o grito na hora da aprovação de tal projeto nocivo a sociedade quando originado na Câmara foi o Dep Pedro Ribeiro. Os demais, não se encontravam presentes no recinto, alheios ao teor de tal projeto danoso ao povo brasileiro. Agora, não há desculpas! Os Senadores e Deputados citados, assim como os demais, especialmente os da bancada evangélica e católica, não mais poderão utilizar qualquer desculpa para não mobilizarem as suas bases e seus pares e nem se omitirem na Câmara e Senado nos próximos dias, pois não estão mais inocentes! As omissões e não atuação precisa por parte dos nossos nobres parlamentares nesta causa, poderá ser interpretada como negligência e descaso para com a sociedade brasileira, especialmente para com as igrejas cristãs.
Conforme alerta nacional do Dr. Zenóbio Fonseca, assessor parlamentar:
http://zenobiofonseca.blogspot.com/2010/12/alerta-nacional-ativistas-ligados-ao.html
O PLC 122/2006 está prestes a ser aprovado no Senado e Câmara Federais. Para quem ainda desconhece o tema, tal PLC cria o delito de opinião, segundo alguns juristas, ou seja, toda opinião contrária à ideologia gay, incluindo o apoio a pessoas que voluntariamente desejam deixar a homossexualidade, que pode passar a ser considerada uma conduta criminosa, e o criminosos serão punidos e encarcerados.
A militância gay conseguiu com que o CFP-Conselho Federal de Psicologia, contrariando os teóricos do passado e a própria OMS atual, que considera expressões sexuais homossexuais como desordens/transtornos, naturalizasse a homossexualidade através da nova teoria imposta: a da Desconstrução Social ‘queer’, desde 1999. Num segundo momento, os militantes gays criaram o PLC 122/2006 e outros, para calar os contrários, criminalizando-os.
Maiores informações sobre os perigos do PLC 122/2006 estão postados no blog da missionária Rozangela Justino:
http://rozangelajustino.blogspot.com/ ,
assim como no blog do escritor Julio Severo:
http://juliosevero.blogspot.com/
e no próprio blog do Dr Zenóbio Fonseca, citado acima.
Leia ainda no portal do ig, também postado no blog da Missionária Rozangela e site da ABRACEH: “População rejeita mudanças na lei sobre aborto, gays, drogas”:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/populacao+rejeita+mudancas+na+lei+sobre+aborto+gays+drogas/n1237848797384.html
A população brasileira, independente de crença religiosa, não tolera a cultura antivida abortista ou qualquer outra, nem a gaysista, muito menos a que propõe a liberação das drogas, infelizmente, pregada por vários políticos, inclusive por governadores de estados onde o crime organizado devido ao tráfico de drogas, tem abalado as estruturas da sociedade brasileira gerando pânico em todo o Brasil e a necessária intervenção das forças armadas.
O POVO BRASILEIRO CLAMA POR VALORES, CLAMA PELO RETORNO À CULTURA DA VIDA, constituída segundo os valores cristãos!
Na próxima quinta-feira dia 9/12 será transmitido um debate na TV Câmara, às 21h30 min, sobre PLC 122/2006 com a participação dos:
1) DEP PAES DE LIRA PTC/SP, brilhante deputado federal, infelizmente, não reeleito por São Paulo.
2) DEP. CIDA DIOGO PT/RJ , graças a Deus, não reeleita pelo Rio de Janeiro.
3) PAULO FERNANDO MELO, Movimento PROVIDA, brilhante homem de DEUS!
4) MICHEL PLATINI, ativista do movimento Gay ...
E que Deus nos abençoe a todos, rica e abundantemente, em nome de JESUS!
Missionária Rozangela Alves Justino
"Disse JESUS: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6) “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual nos importa que sejamos salvos” (At 4:12)
Site da ABRACEH: http://www.abraceh.org.br
Blog da Missionária: http://rozangelajustino.blogspot.com/
Blog da Psicóloga: http://psicologarozangelajustino.blogspot.com/
Aos que, voluntariamente, desejarem contribuir com o Movimento de Apoio ao ser humano e à família:
"Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas, outros retém o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá". (Prov. 11:24-25)
“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2ª.Cor 9:7)
ABRACEH: Banco do BRASIL ag 1251-3 c/c 24.611-5
Missionária Rozangela: Banco Itaú ag 0720 c/c 34.527-1
Fonte:
http://www.abraceh.org.br/v2/mostra_pagina/index.php?type=Artigos&id=506
http://rozangelajustino.blogspot.com/2010/12/urgente-plc-1222006-as-portas-da.html